quarta-feira, 17 de novembro de 2010

EMAGREÇA SEM CARDÁPIO



OI MENINAS E MENINOS,
HOJE ESTOU SEM NOVIDADES.....POR ISSO VOU DEIXAR PRA VCS ESSA MATÉRIA QUE ACHEI NO SITE A NUTRICIONISTA.  ACHEI INTERESSANTE A MATÉRIA, POIS TEM MUITO  A VER COMIGO, POIS SEMPRE TENTO SEGUIR UM CARDÁPIO E NO FIM , FAÇO REFEIÇÕES DIFERENTES E SEM FALAR, QUE DESCOBRIR NA MATÉRIA, OUTROS FATORES QUE ATRAPALHAM A R.A.

ESPERO QUE LEIAM TODA A MATÉRIA, POIS É MUITO INTERESSANTE!!!

Dieta sem Cardapio

EMAGREÇA SEM CARDÁPIO


Todo mundo que já tentou emagrecer sabe dizer o quanto é difícil seguir um cardápio. O que eu mais ouço no consultório é falar que na semana que antecedeu à consulta, a pessoa aproveitou para se despedir das comidas que gosta. Credo! Pra que tanto sofrimento? Você leitor, sabe realmente o que precisa fazer para emagrecer? Pare agora e pense antes de continuar lendo o artigo.
Eu aposto que você pensou: “vou comer pão integral com queijo branco no café da manhã, 3 colheres de sopa de arroz, 1 concha pequena de feijão, um grelhado e salada no almoço/jantar e comer frutas nos intervalos…” Agora eu pergunto: Você conseguiu seguir esse seu cardápio? Você emagreceu com esse seu cardápio? Desde quando você sabe como deve ser a sua alimentação para emagrecer? Desde quando você tenta atingir esse objetivo? Quantos dias nessa semana você seguiu esse cardápio? Acho que agora estamos alinhando nossas idéias e pensamentos. Dá certo seguir apenas um cardápio?

Na minha opinião, o cardápio é apenas um esqueleto de combinações de alimentos. É uma maneira didática para tentar passar ao paciente como deve ser uma alimentação saudável. Mas o cardápio não é o principal fator para quem deseja perder peso. O cardápio é o início do tratamento. É somente o ponto de partida.  90% das chances do tratamento dar certo está em suas mãos. Tem pessoas que nem precisariam de cardápio e sim uma boa recomendação do que incluir e do que retirar da alimentação.
No consultório eu costumo sim passar um exemplo de cardápio na primeira consulta, com objetivo do paciente sentir-se aliviado e seguro. E também porque os próprios pacientes exigem um cardápio. Eu garanto que o cardápio não é necessário. O principal em uma consulta nutricional é você entender como combinar os alimentos. Entender como o seu corpo funciona. Entender o que fazer em um momento social. Entender o que fazer quando sentir aquela vontade de comer doces ou beliscos. Será que um cardápio responde isso para você?
Muitas pessoas agendam uma consulta nutricional só para ter o cardápio e nunca mais retornam porque acham que já sabem o que fazer. Param de fazer o acompanhamento antes mesmo de atingir o objetivo. Vou tentar explicar como funciona um tratamento para perder peso. Na verdade, como funciona o tratamento em que eu gosto de trabalhar. Em uma primeira consulta pouco se pode fazer. É o momento do paciente e o nutricionista se conhecerem melhor. Ver afinidades. Na primeira consulta é onde o Nutricionista tentará identificar onde é o foco do “problema” no tratamento. No primeiro retorno, o Nutricionista irá entender como o seu corpo responde ao tratamento. Cada pessoa é única. Cada pessoa responde de um jeito. Cada pessoa precisa de um tratamento nutricional diferente.
Vamos ao tema desse artigo: Emagrecer sem cardápio!
Para emagrecer você tem que fazer o caminho contrário ao de engordar. Se para engordar você beliscou bastante, comeu muitos doces, frituras e gorduras, para emagrecer será o momento de deixar de beliscar e comer mais frutas e verduras. Mas vamos entender a fundo o que acontece quando engordamos.
Analisem o esquema: Vida moderna = tecnologia + muito trabalho(estresse + pouco tempo disponível + alimentação industrializada).
Vamos analisar cada ponto:
- Tecnologia = facilidade. Menos gasto energético. Comodidade. Sedentarismo. Podemos relacionar a tecnologia com mais radiações ao nosso lado (celular, microondas, computador, modem wireless, Tv, DVD, etc). Quem garante que essa radiação não altera o funcionamento bioquímico do nosso organismo?
- Muito trabalho = muito estresse. Estresse é algo normal do nosso corpo. O estresse acaba sendo positivo para o equilíbrio hormonal. O problema é quando esse estresse atinge níveis elevados. Tudo que é exagerado desequilibra. Com a falta de regularidade na alimentação (comer de 3 em 3 horas), nervosismo, ansiedade e dormir pouco, liberamos um hormônio chamado Cortisol. Este é responsável por acumular mais gordura coporal e levar ao inchaço. Ou seja, estresse crônico engorda sim. E se você fica muito tempo sem comer, esse cortisol ajuda a manter a sua glicemia (açúcar no sangue) controlado por mecanismos bioquímicos. Ao longo do tempo esse mecanismo pode tornar-se resistente à insulina, que pode ter como consequência uma Diabetes tipo 2.
- Muito trabalho = pouco tempo disponível. Não ter tempo para dar uma risada, para curtir a família gera angústia e ansiedade. Se a pessoa não tem tempo ela procura algo prático para relaxar. A comida parece ser inevitável. O famoso assalto à geladeira, não por fome e sim por vontade. Vontade do que? Com certeza, vontade de sentir-se bem. Sentir-se relaxado. Sentir-se aliviado.
- Muito trabalho = comida industrializada. Inevitável. Quem vai lavar a salada, cozinhar os vegetais, fazer uma comida fresca e com tempero natural após um dia estressante, que não parou um minuto e chegou em casa morrendo de fome. Quem irá cozinhar a bela refeição e quem fará um macarrão rápido e prático que no máximo em 30 minutos todos já terão se alimentado e quase não terá louça suja para lavar. Pois é. Realmente a falta de tempo para se dedicar à cozinha engorda. Mas é preciso ficar claro o porque engorda.
O que engorda? Fácil responder. O que engorda é a falta de micronutrientes! Se eu não fornecer matéria-prima para o meu corpo trabalhar ele irá poupar energia. Se eu não forneço matéria-prima eu “mato” a minha fome de produtos semi-prontos e industrializados, que além de não terem nutrientes em quantidades ideais, ainda trazem mais corantes, aromatizantes, conservantes, pesticidas, etc. Meu corpo não conhece esses invasores. Ou seja, meu sistema de defesa é ativado para combater essas substâncias. Mas se eu não tenho nutrientes antioxidantes meu corpo não consegue eliminá-los. Meu sistema imunológico consegue apenas deixar essas substâncias “guardadas”. Isso gera uma inflamação. Um corpo inflamado responde menos a um tratamento para perder peso. E assim a cada dia que passa acumula-se mais, incha-se mais e elimina-se menos. Ao longo da vida, isso leva-se a um excesso de peso ou mesmo obesidade inflamatória e doenças crônicas. É óbvio que a pessoa precisa alimentar-se de maneira errada e ter um estilo de vida inadequado para chegar a esta situação. Mas quando o corpo está inflamado não adianta comer apenas o pão integral com queijo branco, tirar doces e frituras para emagrecer tudo o que deseja. Precisa tratar a inflamação. É nesse momento que eu falo: não adianta um cardápio daqueles que todo mundo conhece. O Nutricionista terá que identificar qual alimento e componete está deixando o seu corpo inflamado e fazer uma dieta anti-inflamatória.
Nesse momento é importante investigar sensibilidades alimentares. Ou seja, alimentos que parecem inofensivos, mas que ativam o sistema imunológico e deixam o corpo inflamado.
Pois é meus amigos. Emagrecer é muito mais que seguir um cardápio. É tratar o problema da raiz. É estar disposto a mudar o estilo de vida.
No meu atendimento eu disponibilizo um e-mail e celular para os pacientes me ligarem e entrarem em contato a hora que for necessário. Dúvidas aparecem no dia-a-dia. Mas mesmo assim as pessoas acham que já sabem e não se aproveitam deste benefício. A Nutrição é uma ciência nova. Novidades aparecem a cada dia. A Nutricionista está aqui para ajuda-los!
Fonte:  ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Pois é achei a matéria muito interessante, certos pontos me chamaram muito a atenção....e espero que vcs tenham tirado tbém bastante proveito...
claro quem leu até aqui.....rsrsrsrsrsrsr

beijos e uma ótima quarta pra todos.

23 comentários:

Aline Ferreti disse...

Bom dia minha linda!

OLha, eu concordo em termo e explico porque:

No início, lá nos meus 120, se não fosse o cardápio de 4 meses que a minha médica me passou eu não teria conseguido, porque ele foi meu norte!

Mas concordo que precisamos de todos os nutrientes para emagrecer e essa é realmente a grande sacada!

Concordo também que não dá pra abandonar a nutri tão rápido, porque a gente se perde facinho e que industrializados incham!

Super interessante a matéria, me fez pensar em alguns pontos que to errando..

Bjka no coração!

Em Busca da Felicidade disse...

ja eu spou diferente amiga, qnd não sigo o cardapio me oerco toda ai então prefiro seguir um . amiga obrigada pela força de semprte viu apartir de hoje eu só visito a balança 1 vez por semana. vamos ver se eu agora para de me stressar com ela rsrs bjs linda quarta

Alexia disse...

Oi, muito legal esta matéria!!
Ela me fez pensar nas coisas que ando fazendo... nesses últimos dias exagerei nos alimentos que tenho alergia ex.: morango, amoras e etc (a lista é grande). Estou inchada...
Bjus

Liliane disse...

Muito legal a matéria! Eu no começo sentia necessidade de seguir um cardápio restritivo, mas eu faço Vigilantes do Peso e lá não há restrições. Fiquei muito perdida mesmo. Agora estou tranquila, sei escolher, adoro a liberdade que tneho de poder o que eu quiser.
Fique com Deus Vivi!
Bjssssss

Renata Duarte disse...

Oi Amiga, Bom Dia!

Que matéria fantástica, poxa, muito boa mesmo....
Ah, você me perguntou se eu tenho menos de 1,70 né? hahaha...Tenho sim amiga, muitooooo menos ......1,57. Tá vendo como tenho muitos kilinhos incompatíveis com meu tamanho? Preciso mudar isso amiga. Tá tudo muito desproporcional. Em um de meus posts, acho que dá quarta-feira passada, se não me engano, publiquei uma foto usando um vestidinho que tinha acabado de fazer, então coloquei ele pra mostrar..rsrs...dá um corridinha lá e veja como estou igual um balãozinho...hahahah...
Ontem te enviei o e-mail, você recebeu?
Beijos.

Unknown disse...

Olha sem cardápios não dá mkesmo pois sempre me perco e ai já penso em desistir e isso não dá não é
e se programar é muito bom pois ficamos com uma dieta equilibrada e muito variada
grande bj

amandalindinha disse...

oie amigaaa lindaaa..
eu simplesmente concordo com o texto!!!!
Olha tem selinho p vc lá no blog
beijossss

Karina disse...

Oi lInda!!!
deixei um selinho pra vc la no meu blog...
Passa lá depois pra pegar viu flor!!

Bjãão e muito boa a matéria

Andressa disse...

adorei a reportagem (Li toda até ao fim...hehehe) e amei teu blog

te desejo muita garra e força de vontade!!!

um abração

Aline disse...

ola querida li tudoooo
e adorei
bem interresante
bjkas♥♥

Gê Simões disse...

oiii

sabe que eu emagreci sem cardapio, afinal almoço em restaurante e tinha que rebolar pra me encaixa e comer o que tinha, mesmo assim deu certo.

beijos

Isabela disse...

Sim é claro que eu topo é só marcar!

Glenda Marques disse...

Vivi... É capaz mesmo de vc ganhar no sorteio, pq eu sou zero a esquerda p ganhar qualquer coisa.

Bjao querida

Garota Sarada disse...

Oi flor,
que interessante essa matéria.
Não adianta a gente se iludir, achando que vai ter sempre tudo a mão, que dá pra seguir o cardápio da amiga ou ainda que tem que cortar radicalmente alguns alimentos.
Equilíbrio é a chave.
Bjs

Andrea Hulewicz disse...

Oi Vi, que interessante, adorei a matéria, nunca tinha lido algo parecido! A gente sempre vive atrás de cardápio e realmente nunca segue nada direito, rsrs, muito bom mesmo =)

Bjus amiga!

Micha Descontrolada disse...

eu não consigo nem ler cardápio,acredita?
nem em revistas nem em blogs..pulo logo essa parte, de tanto horror q tenho.

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Gabi disse...

Oi querida, que saudades de vir aqui na sua casa, como vc ta??
Amei a materia, sempre bom ler coisas que nos estimulem.
Lí o seu post anterior, e tenho certeza q vcs serao muito felizes la viu...estou torcendo pra isso...
bjs e boa quarta.

Ingrid Soares disse...

Olá, estou retornando para a blogosfera light e espero contar com o seu companheirismo neste momento.
Tenha um otimo resto de semana.
Beijos, Ingrid.

Alessandra disse...

Vivi, cheguei a conclusão que preciso de uma nutricionista, pq meu cardápio já não está saciando minha fome e eu ando comendo muita besteira.
Qdo tiver uma graninha sobrando vou procurar uma.
Bjs

Polly disse...

Vivi, li tudo...rsrs
Estou em busca de uma nutricionista, pois não gostei muito do meu endocrinologista e acho q nutricionista ajuda mais...
Vamos que vamos, o fim do ano tah ai... Já sabemos aonde estamos errando, né?
Bjinhos

Belissima disse...

Nossa realmente esse post é para mim..
Muito trabalho e igual a tudo que vc escreveu.
bjs

Andrea Hulewicz disse...

Amiga tem um selinho p/ vc no meu blog!!!

Bjusss

Rosimeyre disse...

Este post veio de encontro rsrs postado para mim .Beijos

Vida Saudável diante da depressão!!!